EXAMES OFICIAIS ISENTAM MSC CRUZEIROS
Prezados parceiros e amigos,
Recentemente, a MSC Cruzeiros foi alvo de noticiários sensacionalistas da imprensa nacional sobre casos de passageiros que tiveram mal estar a bordo do MSC Sinfonia.
Na última sexta-feira, dia 16, o Laboratório Central da Bahia (Lacen) divulgou o laudo com as causas do surto de gastrenterite, registrado a bordo do navio MSC Sinfonia em 08/02, comprovando que o mesmo foi causado por uma virose que não se encontrava no navio e isentando a MSC Cruzeiros de qualquer responsabilidade.
O referido surto não teve origem no navio, instalando-se na embarcação por meio de agentes exteriores, através da transmissão humana, não tendo como causa nenhum problema relativo a alimentos e bebidas, ao contrário do que estava sendo divulgado e noticiado equivocadamente, relacionando o fato a problemas com a alimentação e a água do navio.
Conforme os exames realizados pelo Lacen e pela MSC, o tipo de vírus encontrado é conhecido como Norovirus. O Norovirus é um tipo de virose responsável por sintomas como náuseas, vômitos, diarréia, dores abdominais, febre e mal estar e é transmitido pelo ar ou contato humano, da mesma forma que uma “gripe”. Comum em ambientes fechados como restaurantes, hotéis e navios, os sintomas deste tipo de virose permanecem por um ou dois dias até completarem seu ciclo de permanência no organismo, sem provocar graves conseqüências.
Antes mesmo da confirmação de virose e, desde os primeiro casos, a MSC Cruzeiros já havia reforçado os elevados padrões e cuidados, aplicando seu plano de contingência máxima para o monitoramento e eliminação de qualquer possível doença. E foi através do esforço coletivo de toda a tripulação do MSC Sinfonia, da implantação e do sucesso destes programas, que a virose apresentada nos resultados dos exames foi eliminada da embarcação no menor tempo possível, garantindo a segurança e qualidade nos serviços oferecidos a todos os hóspedes.
A MSC Cruzeiros ainda informa que todas as investigações e exames técnicos realizados com os alimentos e a água do navio tiveram resultados negativos, que atestam à qualidade e as excelentes condições dos produtos e serviços oferecidos.
Em que pese a MSC não ser a responsável pelos eventos ocorridos, decidiu a mesma, em respeito aos hóspedes dos cruzeiros afetados compensá-los favoravelmente pelos transtornos ocorridos.
Com isso, a MSC Cruzeiros reafirma sua missão de atender e superar as expectativas de seus hóspedes e destaca a qualidade de seus serviços, que incluem a atuação em conformidade com padrões internacionais de saúde e higiene. Em paralelo a isso, ressalta que todos os nossos navios possuem procedimentos reconhecidos pelas Autoridades Mundiais de Saúde como métodos extremamente eficazes para controle e eliminação de qualquer problema ou doença. Além disso, toda nossa frota de navios conta com profissionais altamente treinados e capazes de atuar em concordância com as normas relacionadas acima.
A MSC Cruzeiros informa que aguardou os laudos e resultados oficiais para se pronunciar e esclarecer o fato aos seus clientes, parceiros comerciais e consumidores em geral, com transparência, ética e responsabilidade.
Gostaríamos de agradecer a confiança e o apoio de todos os nossos clientes e parceiros comerciais; hóspedes, agentes de viagem, operadores, fornecedores e a mídia do trade, que sempre acreditaram e apoiaram o nosso trabalho!
A MSC Cruzeiros, através desta, ressalta e enfatiza seu compromisso de continuar desenvolvendo fortemente, de forma sustentável e positiva, o setor de cruzeiro no Brasil, disponibilizando uma ampla oferta de produtos de alta qualidade e diversidade e, principalmente buscar constantemente o aprimoramento de seu atendimento e serviço, com o objetivo de garantir a liderança no mercado de cruzeiros.
Agradecemos a todos e permanecemos a disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.
Atenciosamente,
Equipe MSC Cruzeiros do Brasil